
Alexandre Pinto da Costa, filho do falecido Jorge Nuno Pinto da Costa, anunciou que irá doar gratuitamente ao FC Porto o espólio desportivo herdado do pai, sem qualquer interesse financeiro ou contrapartida.
Durante uma gala do jornal O Gaiense, em Vila Nova de Gaia, Alexandre explicou que o ex-presidente dos dragões, que faleceu em fevereiro aos 87 anos, mantinha um museu pessoal em casa, onde guardava objetos e recordações dos 42 anos que esteve à frente do clube.
O empresário rejeitou rumores de que estaria a negociar rendas ou proveitos com o FC Porto para a atribuição do nome do pai ao museu do clube. Acrescentou que sempre apoiou Pinto da Costa, mesmo quando se afastou do clube devido a desacordos sobre as suas escolhas e companhia nos últimos anos de mandato.
O filho do ex-dirigente destacou a homenagem e reconhecimento prestados a Pinto da Costa após a sua morte, relembrando a ovação no Estádio do Dragão e as cerimónias fúnebres de grande dimensão. Emocionado, afirmou que o pai foi um líder incomparável, cuja memória permanecerá viva no futebol e na história do FC Porto.
Pinto da Costa, diagnosticado com cancro da próstata em 2021, deixou um legado inigualável ao longo dos 42 anos e 15 mandatos consecutivos à frente do FC Porto, levando o clube à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades, incluindo 69 troféus no futebol sénior masculino, com destaque para sete títulos internacionais.