
O líder dos Super Dragões e Sandra Madureira questionaram as administrativas sobre as regras para entrar na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do F. C. Porto de 13 de novembro de 2023. Uma funcionária confirmou que várias pessoas tentaram entrar com cartões de sócio alheios e que uma caixa das pulseiras foi furtada.
Catarina, que testemunhou por videoconferência e sem os arguidos na sala, diz que não se sentiu intimidada, nem que foi ameaçada, mas que sentiu “muito stress” naquela noite. Nos primeiros momentos, houve muitas pessoas a concentrarem-se em frente à mesa de acreditação na zona do P1 a “fazer pressão”. Quando não lhes era concedida a pulseira, não voltavam a sair. “Ficavam naquele espaço e ficaram atrás de mim”, afirmou a testemunha.
Esta terça-feira, duas testemunhas são ouvidas no âmbito do julgamento sobre os incidentes ocorridos na AGE do F. C. Porto.
A funcionária contou que tanto Fernando Madureira como Sandra a questionaram sobre “tantas regras para entrar”. “Parece que estamos num momento de eleições”, reclamou Sandra. Catarina respondeu que estava a fazer o seu trabalho, com as regras que lhe tinham mandado. Já “Macaco” perguntou-lhe quem era a coordenadora e ela indicou-lhe.
Catarina contou que as primeiras pessoas a entrar seriam elementos dos Super Dragões, alguns conhecia de vista, outros envergavam roupas alusivas à claque. Havia pessoas que tinham cartões de sócio, mas não tinham o cartão de cidadão. Quando questionados sobre outros dados, como a data de nascimento, para validar a identidade, não sabiam dizer, o que indiciava que os cartões não eram delas.
À medida que o auditório ia enchendo, ouviram-se cânticos e petardos. A dado momento, uma das hospedeiras que estava nas suas costas queixou-se que tinham roubado uma caixa com pulseiras, mas a testemunha não viu quem tinha sido.
A funcionária contou ainda que, num primeiro momento da acreditação, foram entregues pulseiras de papel. Quando estas acabaram, foram buscar pulseiras de plástico e, depois, quando estas também acabaram, entregaram recibos a comprovar a acreditação.