
Chegou, pouco rendeu e já está de saída. Jan-Nicklas Beste vai mesmo deixar o Benfica nesta janela de mercado, depois de terem sido já limados os últimos pormenores entre os encarnados e o Friburgo. O acordo que deverá ser anunciado nas próximas horas, depois da realização dos habituais exames médicos pelo jogador, garante às águias uma venda… a preço de custo.
Segundo O JOGO confirmou, o entendimento inclui um pagamento de oito milhões de euros por parte do clube alemão, estando ainda estipulado um bónus de até 1,5 milhões de euros mediante objetivos a alcançar pelo ala esquerdo, ficando o clube comprador, segundo noticiou Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferências, com 10 por cento de uma futura venda. Significa isto que o Benfica não tem lucro imediato com a saída do jogador de 26 anos contratado no início da época, mas não sendo ultrapassada a fasquia dos oito milhões de euros, também não terá de pagar mais ao Heidenheim. No contrato de transferência assinado no verão, as águias assumiram o pagamento desses montante, acrescido de 15% da mais-valia numa futura venda, o que não se concretiza.
Beste já não foi chamado a alinhar no último embate da fase de liga da Champions, em Turim, com a Juventus. Mesmo estando Álvaro Carreras a cumprir um jogo de castigo, Bruno Lage optou por adaptar o lateral-direito Bah à esquerda do que colocar em campo o alemão. Esta terá sido mesmo a última convocatória do ala, que chegou para ser lateral-esquerdo, mas acabou por ser mais vezes lançado como extremo, a exemplo do que acontecia no seu anterior emblema.
O jogador germânico deixa agora o clube da Luz com 22 presenças – apenas oito de início -, 822 minutos somados, dois golos (ao Pevidém, na Taça de Portugal) e duas assistências (Atlético de Madrid e Estoril). E o Friburgo já o aguarda, como referiu esta quinta-feira o seu treinador. “É alguém muito interessante para nós, Tentamos sempre encontrar soluções e jogadores cujas características se encaixem no que necessitamos, tanto no campo como fora dele”, afirmou Julian Schuster, na conferência de Imprensa de lançamento do jogo desta sexta-feira com o Bochum.