
Aí está o sexto reforço do FC Porto para a nova temporada desportiva. O conjunto azul e brancos confirmou, durante a tarde desta quinta-feira, a chegada de Alberto Costa. O jogador português está, assim, de regresso ao futebol português.
Seis meses após ter rumado à Juventus depois de deixar o Vitória AC, o defesa de 21 anos volta aos palcos portugueses pela porta do FC Porto, apesar de, nas últimas semanas, ter sido apontado como possível reforço do Sporting, onde poderia reencontrar Rui Borges que o orientou em Guimarães.
De acordo com o comunicado enviado à Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), os dragões pagaram 15 milhões de euros fixos por 100% dos direitos económicos de Alberto Costa, valor ao qual é acrescido uma remuneração variável máxima de um milhão em função do cumprimento de certos objetivos. A Juventus fica com direito a 10% de eventuais mais-valias de uma potencial futura transferência.
No que ao lateral-direito diz respeito, Alberto Costa celebrou um contrato válido por cinco épocas desportivas, até 30 de junho de 2030, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 65 milhões de euros.
No mesmo comunicado oficial, o FC Porto informa ainda que a Juventus “assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros”, ao passo que os encargos com serviços de intermediação de 10% do montante da transação (1,5 milhões de euros) estarão a cabo da SAD liderada por André Villas-Boas.
Esta é a terceira operação entre o FC Porto e a Juventus neste mercado de transferências. O conjunto italiano contratou Francisco Conceição e João Mário e vendeu Alberto Costa, que irá render o defesa-direito português anunciado esta quinta-feira em Turim.