
O FC Porto confirmou, esta quinta-feira, a transferência de João Mário para a Juventus, a troco de 12 milhões de euros, numa altura em que Alberto Costa estará perto de selar o caminho inverso ao novo reforço do clube de Turim.
O anúncio acontece precisamente dois dias após a transferência de Francisco Conceição, a título definitivo, para o clube italiano, na ordem dos 32 milhões de euros, por 100% dos direitos económicos do avançado – a permitir um encaixe total de 41,5 milhões de euros, acumulando a taxa de empréstimo na última temporada.
Para além dos 12 milhões de euros encaixados com a venda do defesa internacional português, o FC Porto reservou ainda 10% do passe de um jogador numa eventual futura transferência, tendo ainda declarado “encargos com serviços de intermediação de 5% do montante da transação”.
“Confirmada a partida de João Mário rumo a Itália, o FC Porto agradece-lhe toda a dedicação demonstrada ao longo das últimas 16 temporadas e deseja-lhe as maiores felicidades para esta nova etapa na carreira”, concluiu o clube da cidade Invicta, em comunicado.
Recorde-se que, em sentido inverso, está em andamento a contratação de Alberto Costa, que já esteve na Clínica Espregueira, esta quarta-feira, a cumprir os habituais exames médicos, de forma a ser apresentado como reforço dos azuis e brancos nas próximas horas, num acordo que deverá rondar os 15 milhões de euros, mais um em variáveis.
No que toca a João Mário, despede-se do FC Porto ao fim de 16 anos, sendo que a sua estreia na equipa principal aconteceu em 2019/20, às ordens de Sérgio Conceição. Desde então, seguiram-se 181 jogos, com o registo de cinco golos e 25 assistências, até assinar um contrato válido com a Juventus até junho de 2030.
Confira o comunicado na íntegra:
“O FC Porto chegou a acordo com a Juventus Football Club para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de João Mário pelo valor total de 12 milhões de euros, correspondendo a uma remuneração fixa no mesmo montante. Este acordo prevê também 10% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição desportiva do jogador.
O FC Porto assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e declara que terá encargos com serviços de intermediação de 5% do montante da transação.
O atleta de 25 anos começou a vestir de azul e branco com apenas oito, venceu títulos europeus e nacionais de juniores, um Dragão de Ouro e conquistou dois campeonatos, quatro Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga nos 181 jogos realizados pela equipa principal, ao serviço da qual assinou cinco golos e 26 assistências.
Confirmada a partida de João Mário rumo a Itália, o FC Porto agradece-lhe toda a dedicação demonstrada ao longo das últimas 16 temporadas e deseja-lhe as maiores felicidades para esta nova etapa na carreira”.