
Com as finais da Liga Europa e da Liga Conferência definidas, os clubes portugueses que procuram a entrada direta na fase de grupo de Liga dos Campeões e Liga Europa começam a fazer contas.
Ora bem, começando pela luta entre Sporting e Benfica pelo título, o segundo classificado da I Liga ficou esta noite a saber que não terá entrada direta na fase de grupo único da próxima Liga dos Campeões, devido à qualificação de Manchester United e Tottenham para a final da Liga Europa (um feito que garante à Premier League registar seis equipas na próxima Liga dos Campeões, algo inédito). Um dos dois emblemas ingleses entrará diretamente na Champions na condição de vencedor da Liga Europa. Se entrassem na Champions via classificação da Premier League, a vaga seria decidida pelo coeficiente, mas assim será mesmo ocupada pelo campeão da Liga Europa.
Quanto à qualificação para a próxima Liga Europa, com FC Porto e Braga a lutarem pelo terceiro lugar da I Liga que garante o acesso direto, no caso dos dragões o quarto posto no campeonato pode também levá-los diretamente para a fase regular da prova europeia. Isto porque Bétis e Chelsea se qualificaram esta quinta-feira para a final da Liga Conferência e o campeão tem acesso direto à próxima Liga Europa. E se Bétis e Chelsea conseguirem o acesso à Liga Europa pela via da classificação do campeonato (o Bétis já assegurou, o Chelsea está quase), o ranking do FC Porto permitir-lhe-á entrar na fase de grupos mesmo que termine a I Liga em quarto. A priori, o quarto lugar da I Liga daria apenas acesso à segunda pré-eliminatória da Liga Europa.