
Tornou-se viral nas redes sociais um suposto novo videoclip da cantora Rihanna, cuja música terá sido escrita em homenagem a Diogo Jota, jogador da seleção nacional que morreu a 3 de julho. O vídeo, partilhado no Instagram, foi colocado no YouTube e conta já com mais de dois milhões de visualizações desde o dia 4 de julho.
Mas será mesmo verdade que a cantora gravou uma nova música a homenagear o jogador português?
FC Porto Manda Estouro Contra Arbitragem nas Aves e Lança Dúvidas Sobre o VAR
André Villas-Boas não perdoa e manda estouro a Rui Costa antes do clássico com o Benfica
Herdeiro em disputa - Filho de Pinto da Costa quer 3,69 milhões da viúva do pai
Surpresa total - FC Porto anuncia demissão inesperada de Zubizarreta
Não. Na página oficial de YouTube da cantora, onde se encontram os seus videoclips, não existe nenhum vídeo de homenagem a Diogo Jota. O último videoclipe publicado na página é da canção “Friend of Mine” que integra a banda-sonora do novo filme dos “Smurfs”.
A publicação no YouTube diz que se pode encontrar a canção nas plataformas de streaming de Rihanna. No entanto, esta não está nas páginas de Apple Music, Spotify, Tidal, Deezer e Amazon Music da cantora. Seria expectável que uma canção oficial pudesse ser encontrada em, pelo menos, uma destas plataformas.
O vídeo foi publicado no YouTube originalmente a 4 de julho, no dia a seguir à morte de Diogo Jota. Tendo em conta que seria preciso compor a música, escrever a letra e gravar todo o videoclip, é improvável que tudo fosse exequível em apenas 24 horas,
Tal como escreveu o órgão de verificação de factos “FactCheckHub”, no YouTube o falso videoclip inclui um aviso de “conteúdo alterado ou sintético”. “O som ou as imagens foram significativamente editados ou gerados digitalmente”, lê-se na descrição do vídeo.
No videoclip propriamente dito, há vários indícios de que poderá ter sido criado com recurso a inteligência artificial (IA). O rosto da suposta Rihanna, em vários momentos, é claramente diferente do da cantora verdadeira. Aos 26 segundos, por exemplo, quando toca piano, os movimentos das mãos também não são naturais. E ao longo dos quase quatro minutos de canção, surgem várias pessoas com mãos com formatos estranhos ou com um número incomum de dedos, assim como outras deformações comuns em conteúdo criado com IA.
Tudo indica, portanto, que o suposto novo videoclip de Rihanna que presta homenagem a Diogo Jota é falso. Trata-se de um vídeo que aparenta ter sido criado com inteligência artificial e que não consta em nenhuma plataforma de streaming oficial da artista.